Nesta quarta e quinta-feira, Santa Maria sedia um evento totalmente voltado para as ações do campo. É o 1º Seminário Phytus, no Park Hotel Morotin. O evento traz como tema central a fitossanidade da soja, e o principal objetivo é apresentar ao público os resultados obtidos pelo instituto através das pesquisas realizadas nas estações e áreas experimentais do Instituto Phytus, empresa de Santa Maria que tem sede experimental em Itaara.
De acordo com o gerente técnico da empresa, Marcelo Madalosso, oito conferencistas, ligados ao próprio instituto e à UFSM, vão falar sobre os dados obtidos em diferentes áreas do setor agrícola.
Entre os temas, estão resultados relacionados ao tratamento de sementes, aos nematóides (vermes do solo que atacam a raiz das plantas e não deixam elas se desenvolverem), plantas daninhas, pragas e insetos, doenças que atacam as plantações do Sul e o Cerrado, além de tecnologias voltadas para a aplicação correta de produtos agrícolas.
Ao todo, são esperadas entre 350 e 400 pessoas, entre técnicos, produtores, operadores do agronegócio e estudantes da área, que devem vir de diferentes regiões do Brasil e, também, do Paraguai, Argentina e Uruguai. Além do seminário presencial, será possível acompanhar pela internet (seminario.iphytus.com).
– Vamos apresentar os trabalhos desenvolvidos no campo e, também, em laboratórios e estufas. Muitos institutos e as próprias universidades trabalham com pesquisas voltadas para o campo, mas esses resultados não chegam no produtor. E a nossa intenção é acelerar essa informação para que ela chegue até ele, para que o produtor possa aplicar na lavoura – destaca Madalosso.
Na quarta, as palestras são voltadas para cada uma das áreas. Já na quinta, os palestrantes irão tratar de temas relacionados a biotecnologia, manejo de doenças, entre outros temas.
Além disso, na noite de quarta, haverá o lançamento do Phytus Club Premium, um portal na internet com diversos materiais voltados para o meio agrícola.
Confira, abaixo, um serviço sobre o evento:
O que é – 1º Seminário Phytus
Quando – Na quarta e na quinta-feira
Onde – Park Hotel Morotin
Horário – Começa na quarta-feira, às 10h, com o credenciamento, que se estende até as 13h30min, quando será feita a abertura do seminário. A partir das 14h até as 18h30min ocorrem as palestras e uma mesa redonda. Na quinta, o seminário ocorre das 8h ao meio-dia
Quanto – R$ 500, tanto para o seminário presencial, quanto para o online. Pela internet, através do site seminario.iphytus.com ou presencialmente no Morotin